Largura de Banda
A Largura de Banda é um daqueles termos utilizados por muitas pessoas que não sabem seu verdadeiro significado. Um grupo de frequências é chamado de Banda. O que realmente queremos dizer quando falamos sobre largura de banda em links digitais é o desempenho.Em um link digital, medimos o desempenho através do número de transições de estado possíveis por segundo. Quando alguém diz que um DS3 tem mais largura de banda do que um T1, o que a pessoa realmente quer dizer é que o DS3 terá um desempenho mais alto, pois ele tem capacidade de 45 milhões de bits por segundo (Mbps), comparado com a pobreza do T1, com 1,54 Mbps. Na utilização comum, os termos largura de banda e desempenho são intercabiáveis. Um termo mais preciso para se referir a links poderia ser taxas de dados, já que um DS3 pode transmitir o mesmo número de bits em um intervalo de tempo menor que um T1.
Central Office (CO) (Escritorio Central)
O central office é onde as linhas telefônicas de residências ou empresas terminam fisicamente. Os COs têm o equipamento de comutação necessário para rotear as chamadas localmente ou para outro transportador (carrier), conforme necessário. Quando você faz uma chamada destinada a outro local que não seja seu território, o CO é a primeira parada.
CSU/DSU
CSU sigifica Channel Service Unit e DSU significa Data Service Unit. Uma CSU é responsável por interfacear com o link WAN e uma DSU é responsável por interfacear com equipamentos de dados, como roteadores. Uma CSU/DSU combina estas funções em uma só unidade. Tipicamente, um cabo terminado em RJ-45 conectará o ponto de demarcação à CSU/DSU e um cabo de V.35 conectará a CSU/DSU a um roteador. A CSU/DSU é, geralmente, configurável para suportar toda sinalização e opções de enquadramento T1. Os roteadores cisco modernos suportam cartões de interface WAN (WICs), que têm CSU/DSU embutidos.
CPE
É a abreviação de customer premises equipament (equipamento que está localizado no território do cliente). Os exemplos poderiam incluir um PBX, telefones, roteadores e até cable modems. Tradicionalmente, o termo era utilizado para descrever os equipamentos que pertenciam a um provedor de serviços telefônicos que estivesse no escritório do cliente, mas evoluiu para incluir os equipamentos de propriedade de qualquer pessoa.
Demarc
(Pronuncia-se di-marc) É uma abreviação para o ponto de demarcação (demarcation point). O ponto de demarcação é o ponto onde terminam as responsabilidades do fornecedor de teleco e começam as suas.
Latência
É o termo utilizado para descrever a quantidade de tempo que os dados levam para serem processados ou movidos. Latência tem a ver com distância, velocidade da luz e a quantidade de tempo que um hardware demora para processar dados.
POTS
É uma abreviação para a inteligente expressão plain-old telephone service (serviço de telefonia simplesmente antigo). Uma linha POTS é aquela na qual você pode plugar um telefone ou máquina de fax analógica normal. A maioria das linhas de telefone residências é de linha POTS.
TDM
Significa time-division multiplexing (multiplexação de divisão de tempo). Um link T1 é um link TDM porque seus 24 canais são divididos em slots de tempo. Um link T1 é um link serial, então, um bit é enviado de cada vez. Os canais passam por um ciclo em alta velocidade, sendo que cada canal é dedicado a uma fatia de tempo.
Fonte: [*] Network-Warrior
biOos
No comments:
Post a Comment